AFLIÇÕES DE UM ALUNO DE PÓS-GRADUAÇÃO

Eu sou um impostor e não mereço estar aqui

A síndrome do impostor é o sentimento que faz com que as pessoas acreditem que elas não são boas o suficiente, não são inteligentes o suficiente, ou merecedoras de reconhecimento pelos seus trabalhos. Isto é mais comum do que você possa imaginar. Não fique se comparando. Diminua suas expectativas. Lembre-se que você está em um ambiente novo.

Escolhi o tópico errado

Gastei 6 meses neste tópico? E agora??? Converse com seu orientador e veja o queele acha. Dependendo do caso, você pode trocar por um outro tópico com o qual você se sinta mais confortável.

Não vou conseguir terminar

Essa frase é dita com muita frequência. Lembre-se, você já percorreu um longo caminho até aqui e sobreviveu. Não desista. Em seus momentos mais sombrios, lembre-se de que você não está tentando ganhar um prêmio Nobel. Seu orientador está lá para garantir que você obtenha esse resultado.

Isto está me deixando doente

Entre a exaustão física e o estresse, «eu não acho que aguento por muito tempo». Calma. Achar um ponto de equilíbrio entre sua vida acadêmica e sua vida pessoal não é trivial. Encontre alguma atividade que lhe dê prazer e o faça relaxar.

Estou me sentindo sozinho

Os alunos tendem a se sentir solitários porque a dissertação/tese é, em última instância, um esforço individual. Todo mundo com quem você fala parece estar fazendo um bom progresso e você acha que é o único que está ficando para trás. Uma simples conversa com seus colegas será o suficiente para você ver que, em algum momento, eles se sentem assim também.

  • Imagen obtenida de la Comissão Nacional de Energia Nuclear INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES y MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA.