Administración Pública Directa

A Administração Pública Direta (APD) é o esforço humano de colocar em prática a democracia. Na APD é o povo que governo, o que significa dizer que elabora os planos, obtém os recursos, coordena os esforços das pessoas e controla os recursos e os resultados. É completamente feita pelo povo, pelas pessoas que querem realizar algum bem comum a todas elas. Por essa razão, na APD é o próprio povo que se beneficia daquilo que eles mesmos fazem, daquilo que eles mesmos realizam. Assim, a APD é o governo do povo, pelo povo e para o povo.

Para que possa ser colocada em prática, a APD ensina a cada cidadão cada uma das quatro etapas do processo de gestão. Principia com a etapa de planejamento, que significa saber escolher o objetivo a ser alcançado a desenhar o caminho que leva até ele. Prossegue com a etapa de organização, cujo desafio é identificar, obter, alocar, utilizar e avaliar o uso dos recursos necessários para alcançar o objetivo pretendido por todos, que é sempre um bem desejado por todos ou pela maioria dos membros da comunidade. Continua com a etapa de direção, que significa saber colocar as pessoas certas nos lugares certos para executar as atividades certas, com  a utilização de esquemas de motivação, liderança e comunicações. E termina com a etapa de controle, que é composta pela padronização dos resultados desejados, mensuração de cada etapa executada, avaliação do que foi feito em comparação com o que foi previsto e, no caso de algo sair errado ou diferente do planejado, replanejar o conserto ou retificação.

A APD não é contrária ao governo, à administração pública tradicional. Pelo contrário, é um esforço a mais para que coisas desejadas pelas comunidades sejam feitas diretamente por elas, liberando o governo para desafios maiores e mais nobres. É, portanto, uma prática efetiva da democracia, fazendo as pessoas se interessarem em melhorar suas condições de vida ao participar diretamente da realização de seus sonhos. Muitas vezes, aliás, a gestão pública tradicional é a grande parceria dos empreendimentos da APD.

La diversidad incluye también los diversos modos en que nos comunicamos. Incluídas las lenguas “no maternas”. (Nota de la Coordinación del Programa DAR Diversidad y Accesibilidad en Red).

Crédito de la imagen: Gerd Altmann en Pixabay; https://pixabay.com/images/id-5390434/

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s

Este sitio usa Akismet para reducir el spam. Aprende cómo se procesan los datos de tus comentarios .